narrow default width wide

Artigos

Regulamento Complementar 2017

Regulamento PARTICULAR

 

Campeonato Brasileiro, Goiano  

e Copa Centro Oeste de Rally - 2017

 

                                                                                                                   Etapa Caldas Novas – Dia 25 de Março - 1ª ,2ª e 3ª Etapas

                                                                                                     Válido pelo Campeonato Brasileiro, Goiano e Copa Centro Oeste de Rally - 2017

 

*Esta prova é regida pelo Código Desportivo Internacional, Código Desportivo do Automobilismo, Regulamento Geral da Prova, Regulamento Particular , Regulamento Geral do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Regularidade 2017 e seus Adendos.

 

Entidades e Autoridades da Prova:

 

Presidente da CBA – Sr. Waldner Bernardo

Comissão Nacional de Rally – Sr. José Haroldo Borges Scipião

Presidente da FAUGO – Sr. Ney Lins Rocha

Diretor da Prova – Rogério Passos

Comissário CBA– Calmon Moreira Vale Junior

Diretor Técnico – Arnoldo Vasconcelos

Diretor Adjunto – Flávio Castro

Cronometragem -  Henrique Modesto - Totem

Secretaria de Prova – Meiry Vale

Realização: Trail Clube Goiano

 

Categorias :

 

Master , Graduados,Turismo(antiga expedition) e Turismo Light

*Caso tenha alguma mudança de categoria durante o Campeonato seus pontos ganhos serão zerados, quer dizer vc começa do Zero.

 

Analisando os resultados de campeonatos anteriores e com o objetivo de incentivar maior competitividade entre os participantes, mantendo o alto nível técnico da categoria, fica resolvido que:

 

1) A categoria Master, para efeito de elaboração de planilha e estipulação de média dos trechos, permanece com o mesmo quadro de competidores;

 

2) O resultado da prova será divulgado com a classificação geral dos participantes, e suas respectivas pontuações no campeonato, de acordo com a posição conseguida;

 

2) Apenas para efeito de premiação, haverá uma subdivisão da categoria, em Master e Super Master;

 

3) No brieffing serão informadas as subdivisões da categoria, ficando estabelecido quais participantes concorrerão pela subcategoria Master e quais concorrerão pela Super Master;

 

4) A subdivisão não afetará a classificação geral dos competidores ao final de cada prova, ficando mantidas as disposições atuais quanto à pontuação de cada colocação;

 

5) Para a premiação de cada prova, porém, serão consideradas apartadamente as colocações entre os competidores da subcategoria Master e subcategoria Super Master;

 

6) Tomando-se por base o quadro geral de classificação da prova, serão premiados, até a 5ª colocação, os competidores pertencentes à subcategoria Super Master;

 

7) Serão premiados, até a 3ª colocação, os competidores pertencentes à subcategoria Master;

 

8) Cada competidor será premiado apenas com a colocação correspondente à sua subcategoria, cabendo apenas um troféu a cada participante;

 

 Velocidades e Quilometragem:


Nas rodovias e estradas municipais de terra a velocidade máxima é de 60 km por h podendo chegar até 70 km por h, desde que a estrada seja larga e esteja em bom estado. A Quilometragem mínima será 25 km por etapa e a máxima de 500 km no dia.

O protocolo do regulamento particular da prova deverá ser divulgado com no mínimo 07 dias antes do evento.

 

Premiação:

 

Serão distribuídos Troféus para os 03 primeiros colocados da categoria Master e Graduados e até o 3º lugar para Categoria Turismo e Turismo Light.

*A premiação da prova vai seguir a pontuação do Campeonato Brasileiro.

  

ARTIGO 25 – PONTUAÇÃO

 

25.1 - Para efeito de Campeonato e/ou evento, serão atribuídos pontos

para cada colocação, conforme definido no Regulamento do Campeonato

e/ou no Regulamento Particular de Prova.

 

25.2 - As pontuações serão sempre atribuídas aos pilotos e navegadores

Individualmente. Caso a dupla se separe no decorrer do Campeonato os pontos serão mantidos para cada um dos integrantes da dupla.

Para efeito de largada serão somados os pontos do piloto e do navegador.

 

Desta forma o Regulamento do Campeonato e Particular de cada prova, que é dividida em 3 ou 2 etapas tem a seguinte contagem de pontos segundo a classificação obtida:

 

do 1º ao 10º colocado, respectivamente: 20.17.14.12.10.8.6.4.2.1 pontos em cada etapa. Essa pontuação é a mesma que competidor irá somar no Campeonato.

 

A forma de obtenção destes pontos em uma prova com duas etapas, como já explicado é pela colocação do competidor na etapa, que é resultado da menor soma de pontos perdidos em  etapa conforme artigo 21.12, já considerando os descartes constantes no artigo 21.18, parágrafos 1 e 2.

 

Para efeito da classificação ao final da prova soma-se os pontos ranqueados em cada etapa, declarando-se o vencedor o competidor que somar maior pontuação. 

 

Em caso de empate no referido ranking, o critério de desempate é a melhor colocação na última etapa  .( Ex.  carro 1 = 20 + 17 + 14 = 51 pts , carro  2 = 17 + 14 + 20 = 51 pts, vencedor carro 2)

 

Pontuação :

 

1 - Campeonato Goiano de Rally:

 

Março – 19º Rally das Águas Quentes – Válido por 03 etapas

Julho – 20º Rally do Cerrado – Válido por 09 etapas

Setembro – Rally do Entorno – Válido por 02 etapas

Novembro – 13º Rally On Ko To – Válido por 02 etapas

Dezembro – 14º Rally dos Pireneus-GO – Válido por 02 etapas

 

O piloto/navegador que participe do Campeonato a partir da 17ª etapa e que não tenha participado de pelo menos uma das etapas anteriores receberá classificação e premiação, porém não participará da pontuação, passando a pontuação para os pilotos/navegadores que tiverem sido colocados logo após.

 

O critério de descarte adotado para o Campeonato Goiano será: de N-3 se forem válidas 18 a 17 etapas; de N-2 se for válida 16 ou 15 etapas; de N – 1 se for válida 14 etapas e não haverá descarte se forem válidas 13 ou menos etapas.

 

2 - Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade 4x4:

 

Março – 19º Rally das Águas Quentes – Válido por 03 etapas

Julho – 20º Rally do Cerrado – Válido por 09 etapas

 

O critério de descarte adotado para o Campeonato Brasileiro será: de N-2 se forem válidas 12 ou 11 etapas; de N-1 se for válida 10 ou 09 etapas e não haverá descarte se forem válidas 08 ou menos etapas.

 

3 - Copa Centro Oeste de Rally:

 

Março – 19º Rally das Águas Quentes-GO – Válido por 03 etapas

Setembro – Rally do Entorno – Válido por 02 etapas

Novembro – 13º Rally On Ko To – Válido por 02 etapas

Dezembro – 14º Rally dos Pireneus-GO – Válido por 02 etapas

 

O piloto/navegador que participe da Copa a partir da 8ª etapa e que não tenha participado de pelo menos uma das etapas anteriores receberá classificação e premiação, porém não participará da pontuação, passando a pontuação para os pilotos/navegadores que tiverem sido colocados logo após.

 

O critério de descarte adotado para Copa Centro Oeste será: de N-2 se forem válidas 09 etapas; de N-1 se for válida 07 etapas e não haverá descarte se forem válidas 06 ou menos etapas.

 

4 - Observações Gerais:

 

 Recursos: Tempo limite de trinta minutos, após a entrega das fichas de passagem, não serão aceitas gravações de vídeo e/ou de áudio, por parte dos competidores como instrumentos de prova para reclamações de desenhos/tulipas, as demais reclamações seguirão o ART 27 do Regulamento Geral CBA 2017.

- A pontuação do ultimo evento(válido para o Campeonato Goiano e Copa Centro Oeste), em suas duas etapas, para Piloto e Navegador, os pontos serão em dobro.(ex.: normal: 20 pontos por etapa que dá um total de 40 pontos por prova, para a última etapa serão 80 pontos)

 

- Para ter direito aos descartes de prova não participados, o competidor deverá fazer sua inscrição e efetivar o pagamento da prova. (Não sendo obrigatória sua participação).

 

- Os Rastro Totem são de propriedade da Cronometragem, sendo obrigatória a devolução, em qualquer situação ao final da prova ou quando solicitado pela organização, sendo que a fixação dos mesmos nos carros é de responsabilidade das equipes e ou pilotos.

 

– O piloto que não devolver Rastro Totem na situação acima, ou com danos causados pelo uso, deverá ressarcir à organização o valor de R$ 1.000,00 (Um mil reais).

 

- Não haverá  PC'S com médias inferiores a 15 km/h.

 

- Proteção de PC garantida depois ou antes de Neutralizado , 30 m antes e 50 m depois.

 

- Onde tiver a palavra ‘PARE’, Não haverá PCS 100 m antes da referência e 200 m depois.

 

- Legalidade do Veículo: Durante a realização do Campeonato Goiano, Brasileiro e Copa Centro Oeste de Rally 2017, a responsabilidade de. Legalidade e condução do veículo é única e exclusivamente do competidor.

 

- Cada categoria deverá ter, no mínimo, em condições de largada, um grid de 2 (dois) veículos,com inscrição efetivada até 5 dias antes do evento para que possa ser atribuída pontuação para o campeonato. Caso tenha somente 01 participante na categoria valerá somente a premiação e não contará pontos para o Campeonato.

 

- Instrumentos de navegação:

Master , Graduados e Turismo: Permitido o uso de qualquer instrumento de navegação.

Turismo Light: È permitido odometro digital ,tablet e Celular Android com o programa da Totem, sendo proibido o uso do sensor blue ou outro sensor similar.

 

 

 

Direção de Prova

Trail Clube Goiano

Federação Goiana de Automobilismo

Confederação Brasileira de Automobilismo