narrow default width wide

28º Rally do CERRADO

20º Rally ON KO TO 2024

Post

27º Rally do CERRADO

Site

26º Rally do Cerrado

Site Cerrado 23

18º Rally On Kô Tô

 site ON

25º Rally do Cerrado

Site Cerrado

24º Rally do Cerrado

Site Cerrado

Home

Regulamento Complementar 2018

Regulamento PARTICULAR 

Campeonato Brasileiro, Goiano e Copa Centro Oeste de Rally - 2018

 

Etapa Caldas Novas – Dias 03/04 de Março – Válido por 5 Etapa 

Válido pelo Campeonato Brasileiro, Goiano e Copa Centro Oeste de Rally - 2018

 

*Esta prova é regida pelo Código Desportivo Internacional, Código Desportivo do Automobilismo, Regulamento Geral da Prova, Regulamento Particular , Regulamento Geral do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Regularidade 2018 e seus Adendos.

 

Entidades e Autoridades da Prova:

 

Presidente da CBA – Sr. Waldner Bernardo

Comissão Nacional de Rally – Sr. José Haroldo Borges Scipião

Presidente da FAUGO – Sr. Ney Lins Rocha

Diretor da Prova – Rogério Passos

Comissário CBA– Calmon Moreira Vale Junior

Diretor Adjunto – Flávio Castro

Cronometragem - Henrique Modesto

Secretaria de Prova – Meiry Vale

Realização: Trail Clube Goiano

 

Categorias :

 

Master , Graduados,Turismo e Turismo Light

*Caso tenha alguma mudança de categoria durante o Campeonato seus pontos ganhos serão zerados, quer dizer vc começa do Zero.

 

Analisando os resultados de campeonatos anteriores e com o objetivo de incentivar maior competitividade entre os participantes, mantendo o alto nível técnico da categoria, fica resolvido que:

 

1) A categoria Master, para efeito de elaboração de planilha e estipulação de média dos trechos, permanece com o mesmo quadro de competidores;

 

2) O resultado da prova será divulgado com a classificação geral dos participantes, e suas respectivas pontuações no campeonato, de acordo com a posição conseguida;

 

2) Apenas para efeito de premiação, haverá uma subdivisão da categoria, em Master e Super Master;

 

3) No brieffing serão informadas as subdivisões da categoria, ficando estabelecido quais participantes concorrerão pela subcategoria Master e quais concorrerão pela Super Master;

 

4) A subdivisão não afetará a classificação geral dos competidores ao final de cada prova, ficando mantidas as disposições atuais quanto à pontuação de cada colocação;

 

5) Para a premiação de cada prova, porém, serão consideradas apartadamente as colocações entre os competidores da subcategoria Master e subcategoria Super Master;

 

6) Tomando-se por base o quadro geral de classificação da prova, serão premiados, até a 5ª colocação, os competidores pertencentes à subcategoria Super Master;

 

7) Serão premiados, até a 3ª colocação, os competidores pertencentes à subcategoria Master;

 

8) Cada competidor será premiado apenas com a colocação correspondente à sua subcategoria, cabendo apenas um troféu a cada participante;

 

No ano de 2018, foi criada pela Confederação Brasileira de Automobilismo a cédula desportiva para pilotos e navegadores da categoria “Master”.

Dessa forma, seguindo a diretriz dada pela CBA, os pilotos e navegadores que possuem cédula desportiva de categoria “Graduado” não poderiam competir na categoria “Master”, tendo em vista a criação de cédula específica para categoria “Master”.

 

Entretanto, sabemos que muitos competidores de todo Brasil ainda não se adaptaram às novas exigências. Por isso, decidimos alterar provisoriamente alguns itens do regulamento, para possibilitar a continuidade da categoria “Master”, ainda que sem o devido registro dos competidores nesta categoria.

 

Seguem abaixo as novas estipulações, ficando desde já consignado que serão resolvidas pelo Comissário Desportivo e Diretor de Prova quaisquer omissões, contradições ou obscuridades deste comunicado ou entre este e o restante do regulamento:

 

São requisitos para participar na Categoria Master 2018:

1 – Piloto e navegador com Licença PMRR e NMRR

2 – Ou Piloto ou Navegador com Licença PMRR e NMRR e outro participante com a Licença PGRR ou NGRR

3 - Piloto e navegador com Licença PGRR e NGRR

 

São requisitos para participar na Categoria Graduados 2018:

1 – Piloto e navegador com Licença PGRR e NGRR

2 – Ou Piloto ou Navegador com Licença PGRR e NGRR e outro participante com a Licença PTRR ou NTRR

3 - Piloto e navegador com Licença PTRR ou NTRR

 

São requisitos para participar na Categoria Turismo 2018:

1 – Piloto e navegador com Licença PTRR e NTRR

2 – Ou Piloto ou Navegador com Licença PTRR e NTRR e outro participante com a Licença PNRR ou NNRR

 

Campeonato Goiano e Copa Centro Oeste

 

Para ter direito a premiação no final do Campeonato o Participante tem de ter participado ou inscrito de pelo menos 45% das etapas.

 

Velocidades e Quilometragem:


Nas rodovias e estradas municipais de terra a velocidade máxima é de 60 km por h podendo chegar até 70 km por h, desde que a estrada seja larga e esteja em bom estado. A Quilometragem mínima será 25 km por etapa e a máxima de 500 km no dia.

O protocolo do regulamento particular da prova deverá ser divulgado com no mínimo 05 dias antes do evento.

 

Premiação:

 

Serão distribuídos Troféus para os 03 primeiros colocados da categoria Master e Graduados e até o 3º lugar para Categoria Turismo e Turismo Light.

*A premiação da prova vai seguir a pontuação do Campeonato Brasileiro.

 

 

ARTIGO 25 – PONTUAÇÃO

 

25.1 - Para efeito de Campeonato e/ou evento, serão atribuídos pontos

para cada colocação, conforme definido no Regulamento do Campeonato

e/ou no Regulamento Particular de Prova.

 

25.2 - As pontuações serão sempre atribuídas aos pilotos e navegadores

Individualmente. Caso a dupla se separe no decorrer do Campeonato os pontos serão mantidos para cada um dos integrantes da dupla.

Para efeito de largada serão somados os pontos do piloto e do navegador.

 

Desta forma o Regulamento do Campeonato e Particular de cada prova, que é dividida em 3 ou 2 etapas tem a seguinte contagem de pontos segundo a classificação obtida:

 

do 1º ao 10º colocado, respectivamente: 20.17.14.12.10.8.6.4.2.1 pontos em cada etapa. Essa pontuação é a mesma que competidor irá somar no Campeonato.

 

A forma de obtenção destes pontos em uma prova com duas etapas, como já explicado é pela colocação do competidor na etapa, que é resultado da menor soma de pontos perdidos em  etapa conforme artigo 21.12, já considerando os descartes constantes no artigo 21.18, parágrafos 1 e 2.

 

Para efeito da classificação ao final da prova soma-se os pontos ranqueados em cada etapa, declarando-se o vencedor o competidor que somar maior pontuação. 

 

Em caso de empate no referido ranking, o critério de desempate é a melhor colocação na última etapa .( Ex. carro 1 = 20 + 17 + 14 = 51 pts , carro 2 = 17 + 14 + 20 = 51 pts, vencedor carro 2)

 

Pontuação :

 

1 - Campeonato Goiano de Rally:

 

Março – 20º Rally das Águas Quentes – Válido por 05 etapas

Junho – 21º Rally do Cerrado – Válido por 09 etapas

Setembro – 2º Rally da Fé – Válido por 02 etapas

Novembro – 14º Rally On Ko To – Válido por 04 etapas

Dezembro – 15º Rally dos Pireneus-GO – Válido por 02 etapas

 

O piloto/navegador que participe do Campeonato a partir da 21ª etapa e que não tenha participado de pelo menos uma das etapas anteriores receberá classificação e premiação, porém não participará da pontuação, passando a pontuação para os pilotos/navegadores que tiverem sido colocados logo após.

 

O critério de descarte adotado para o Campeonato Goiano será: de N-3 se forem válidas 22 a 21 etapas; de N-2 se for válida 20 ou 19 etapas; de N – 1 se for válida 18 etapas e não haverá descarte se forem válidas 17 ou menos etapas.

 

2 - Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade 4x4:

 

Março – 20º Rally das Águas Quentes – Válido por 05 etapas

Junho – 21º Rally do Cerrado – Válido por 09 etapas

 

O critério de descarte adotado para o Campeonato Brasileiro será: de N-3 se forem válidas 14 ou 13 etapas; de N-1 se for válida 12 ou 11 etapas e não haverá descarte se forem válidas 10 ou menos etapas.

 

3 - Copa Centro Oeste de Rally:

 

Março – 20º Rally das Águas Quentes – Válido por 05 etapas

Maio – Rally de Brasília – Válido por 02 etapas

Novembro – 14º Rally On Ko To – Válido por 04 etapas

Dezembro – 15º Rally dos Pireneus-GO – Válido por 02 etapas

 

O piloto/navegador que participe da Copa a partir da 12ª etapa e que não tenha participado de pelo menos uma das etapas anteriores receberá classificação e premiação, porém não participará da pontuação, passando a pontuação para os pilotos/navegadores que tiverem sido colocados logo após.

 

O critério de descarte adotado para Copa Centro Oeste será: de N-2 se forem válidas 13 ou 12 etapas; de N-1 se for válida 10 etapas e não haverá descarte se forem válidas 09 ou menos etapas.

 

4 - Observações Gerais:

 

Recursos: Tempo limite de trinta minutos, após a entrega das fichas de passagem, não serão aceitas gravações de vídeo e/ou de áudio, por parte dos competidores como instrumentos de prova para reclamações de desenhos/tulipas, as demais reclamações seguirão o ART 27 do Regulamento Geral CBA 2018.

 

- A pontuação do ultimo evento(válido para o Campeonato Goiano e Copa Centro Oeste), em suas duas etapas, para Piloto e Navegador, os pontos serão em dobro.(ex.: normal: 20 pontos por etapa que dá um total de 40 pontos por prova, para a última etapa serão 80 pontos)

 

- Para ter direito aos descartes de prova não participados, o competidor deverá fazer sua inscrição e efetivar o pagamento da prova. (Não sendo obrigatória sua participação).

 

- Os GPS são de propriedade da Cronometragem, sendo obrigatória a devolução, em qualquer situação ao final da prova ou quando solicitado pela organização, sendo que a fixação dos mesmos nos carros é de responsabilidade das equipes e ou pilotos.

 

– O piloto que não devolver os GPS na situação acima, ou com danos causados pelo uso, deverá ressarcir à organização o valor de R$ 1.000,00 (Um mil reais).

 

- Não haverá PC'S com médias inferiores a 15 km/h.

 

- Proteção de PC garantida depois ou antes de Neutralizado , 30 m antes e 50 m depois.

 

- Onde tiver a palavra ‘PARE’, Não haverá PCS 100 m antes da referência e 200 m depois.

 

- Onde constar na Planilha 4 Curecas não haverá Pcs nem 50 m antes e nem 100 m depois

 

- Legalidade do Veículo: Durante a realização do Campeonato Goiano, Brasileiro e Copa Centro Oeste de Rally 2018, a responsabilidade de Legalidade e condução do veículo é única e exclusivamente do competidor.

 

- Abertura dos PCS : Será 15 m antes do seu horário oficial de passagem.

 

- Cada categoria deverá ter, no mínimo, em condições de largada, um grid de 2 (dois) veículos,com inscrição efetivada até 3 dias antes do evento para que possa ser atribuída pontuação para o campeonato. Caso tenha somente 01 participante na categoria valerá somente a premiação e não contará pontos para o Campeonato.

 

- Instrumentos de navegação:

Master , Graduados e Turismo: Permitido o uso de qualquer instrumento de navegação.

Turismo Light: È permitido odometro digital ,tablet e Celular Android com o programa digital, sendo proibido o uso de qualquer sensor que possa ajudar na navegação e precisão do odometro.

 

 

 

Direção de Prova

Trail Clube Goiano

Federação Goiana de Automobilismo

Confederação Brasileira de Automobilismo